Logo

Gestão Escolar

A organização da escola baseia-se na autogestão e fundamenta-se nos princípios da trimembração do organismo social propostos por Rudolf Steiner. O trabalho se divide em três esferas que se inter-relacionam buscando o equilíbrio a partir da autonomia que lhes é outorgada; cada integrante possui direitos e obrigações iguais, mesmo nível de participação, sem distinção de hierarquia e privilégios.

Na esfera pedagógica, âmbito cultural-espiritual (vida do espírito), o princípio básico deve ser o da Liberdade. É de responsabilidade do Conselho Pedagógico e do corpo docente, e está integrada à Associação Mantenedora que zela pela aplicação da pedagogia Waldorf com a cooperação e apoio dos pais.

Na esfera socioeconômica (vida da economia), em que a Comissão Financeira trata das necessidades financeiras da instituição como um todo, o princípio básico deve ser a Fraternidade. É integrada por representantes da Associação Mantenedora, pais, docentes e funcionários da escola.

Na esfera jurídico-administrativa (vida jurídica ou do direito), que regulamenta a vida institucional por meio da normatização dos direitos e deveres, o princípio básico deve ser a Igualdade. É de responsabilidade da Associação Mantenedora, integrada por pais, professores e amigos da escola.

A institucionalização da autogestão dá-se por meio da organização de comissões de trabalho em todas as esferas, cujas decisões resultam de um processo de consenso e não por decisão majoritária. A operacionalização das atividades administrativas e pedagógicas é feita por meio de profissionais contratados, sempre com aval do Conselho Pedagógico da escola.

O Conselho Pedagógico é o núcleo de direção da escola e tem como função determinar e executar as diretrizes de caráter educacional para a comunidade escolar. É responsável por planejar, organizar, coordenar, avaliar, acompanhar e integrar as atividades desenvolvidas.

Os membros do Conselho Pedagógico são eleitos pelo colegiado de professores da escola em eleição sociocrática. Essa eleição é caracterizada pelo voto de “consentimento”, em que, frente aos argumentos apresentados, todos os eleitores consentem a representatividade do novo conselheiro. 

Atuais membros do Conselho Pedagógico: Carmen Iasko (Tesouraria), Cristiane Torres (professora de classe do 7º ano), Danielle Micheline (professora do Maternal), Gabriel Mattos (professor de Jogos), Paulo Karam (professor de Literatura e Filosofia do Ensino Médio), Silvia Jensen (professora do Jardim) e Silvia Alcover (professora de classe do 4º ano).

São grupos formados por pais, professores e funcionários e dão suporte à gestão da escola. Essas pessoas doam um pouco do seu tempo, do seu conhecimento e de seu empenho em benefício de toda a comunidade. Embora voluntário, o trabalho exige afinidade, assiduidade e comprometimento com os valores da nossa escola e da pedagogia Waldorf.

As comissões podem ser formadas por professores, colaboradores e pais, de acordo com as habilidades e interesses pelas atividades desenvolvidas. Os interessados podem procurar a secretaria ou membros da própria comissão para conhecer o trabalho.

 

Comissão de Acervo do Teatro

Cuida da organização do acervo do teatro mantido na escola (figurinos, objetos etc.).

Composição atual: professores Andréia C., Diego Ribeiro, Paulo Karam, Sasha Pfister, Sérgio Beck

 

Comissão de Alimentação Escolar

Responsável por planejar, com a colaboração dos professores e pais, a alimentação que é oferecida aos nossos alunos e colaboradores. Orientar e sugerir a cantina da escola para que atenda às necessidades da comunidade escolar. Trabalhar em parceria com a comissão ambiental, no que se refere ao destino do lixo orgânico.

Composição atual: Mônica Tratz (mãe do 8º ano) e os professores Carmen Iasko, Guilherme Gomes, Silvia Alcover.

 

Comissão de Captação de Recursos

Responsável por promover a campanha de arrecadação de fundos para a construção das salas para o Ensino Médio.

Composição atual: Marcelo de Cunto, Paulo Del Grande (pai do 7º ano), Marisa Franco (mãe do 6º ano), Rogério Collares (pai do 8º ano)

 

Comissão Financeira

Auxilia nas decisões referentes às planilhas de custos, reajuste de salários, alterações no valor de mensalidades, concessão de bolsas e ampliação das instalações físicas da escola. É formada por pais voluntários, professores, representante da Associação Pedagógica Micael e pelo administrador financeiro da escola.

Composição atual: Carmen Iasko (Tesouraria), José Roberto (pai de ex-aluna), Marcelo de Cunto (administrativo), Gabriel Mattos (professor de Jogos) e Adriana (professora da Biblioteca).

 

Comissão de Festas

Ocupa-se da organização e coordenação de tarefas para a realização das festas escolares. São realizados os seguintes eventos festivo-culturais: Aniversário da Escola (março), Festa Anual (maio), Festa de São João (junho), Bazar de Inverno (agosto), Gincana de Micael (setembro), Bazar de Natal (novembro) e mutirões.

Composição atual: Aniversário da Escola (Rosângela e Beatriz C.), Festa Anual (Rafael, Beatriz N. e Renato), Festa de São João (Leise, Rosângela, Ana Beatriz, Rafael, Dirce, Ângela, Olga e  Beatriz N.), Bazar de Inverno (Danielle, Márcia, Silvia A., Sasha, Flávia, Patipado e Carmen), Gincana de Micael (Gabriel, Marcelo L., Ana Beatriz, Beatriz N., Adriana e Cynara), Bazar de Natal (Márcia, Cristiane, Beatriz C., Patipado, Adriana e Carmen).

 

Comissão de Comunicação

Responsável pelos canais de comunicação na escola como Colibri, Informativo Mensal, site, Banco de Imagens. 

Composição atual: Aline Volkmer (professora de inglês), Ana Beatriz Camorlinga (professora de Espanhol), Danielle Micheline (professora do Maternal), Marcelo de Cunto (administração), Márcia Martins (secretaria e professora de História da Arte), Silvia Alcover (professora de classe do 4º ano), Graziela Storto (mãe do Jardim e do 2º ano), Luciana Dutra (mãe do Jardim e do 6º ano), Luiz Fernando Vianna (pai do 3º e do 6º anos), Maria Jaqueline Maffazioli (mãe do 7º ano), Marli Henicka (mãe do 7°ano) e Patrícia Campos (mãe do 8º ano), Thais (mãe do 3º ano).

 

Comissão de Educação Ambiental

Atua na conscientização da comunidade escolar sobre temas relativos ao ambiente, utilizando-se de técnicas artísticas e informativos.

Composição atual: Professores Andréia C., Beatriz Negreiros, Diego Ribeiro, Gabriel Mattos, Guilherme Gomes e Patipado.

 

Comissão da Biblioteca

Responsável pela seleção e compra de livros, revistas e periódicos, bem como pela organização da biblioteca da escola.

Composição atual: professoras Adriana (bibliotecária), Aline (professora de matéria), Ângela e Cynara.

 

Comissão de Limpeza

Cuida das questões relacionadas à limpeza e zeladoria na área escolar.

Composição atual: Andréia (equipe de limpeza), Carmen Isko (tesouraria), Daura (equipe de limpeza), Joice (equipe de limpeza), Marcelo de Cunto (administrativo) e Sarinha (equipe de limpeza).

 

Comissão de Manutenção e Equipamentos

Ocupa-se de toda manutenção, reformas e conservação do patrimônio físico da escola.

Composição atual: Agapito Homem (portaria), Marcelo de Cunto (administrativo), e Merilyn Nossol (professora assistente do Jardim).

 

Comissão de Matrícula

Recebe os pais e interessados em conhecer a escola e fornece informações sobre a pedagogia Waldorf. Após o primeiro contato, encaminha os pais para conversa/entrevista com um professor, além de conduzir o processo de matrícula.

Composição atual: Cynara, Guilherme, Luise Hardt (professora do Maternal), Márcia (secretária) e Silvia Jensen (professora do Jardim).

 

Comissão de Oficinas

Organiza e distribui salas e horários em que acontecerão as diversas oficinas oferecidas.

Composição atual: Amira (secretária), Ângela Cabral (professora auxiliar), Eliana Mandelli (professora de Música), José (professor).

 

Comissão de Recepção

Recebe e encaminha os pedidos de estágio e de visitas para o colegiado de professores.

Composição atual: Beatriz Camorlinga (professora de classe do 8º ano), Denise Lopes (professora de classe do 6º ano), Dirce Guarda (professora de artes aplicadas) e Marcelo Letzow (professor de classe do 5º ano).

 

Comissão de Grade

Elabora a grade escolar, com a distribuição dos horários e das aulas das turmas.

Composição atual: Aline Volkmer (professora de inglês) e Cynara Müller (tutora do 9º ano e professora de Português).

 

Comissão de Segurança

Responsável por promover melhorias nas questões que envolvem segurança e trânsito.

Composição atual: Agapito Homen, Carmen Iasko, Ivone Cadeco (mãe do 11º ano), Pedro (cantina)

 

Apoio pedagógico

Formada pelo colegiado de professores, desenvolve e analisa as questões pedagógicas da escola.

Imprimir Indicar
  • Rua Pastor William Richard Schisler Filho, 841
  • Itacorubi - Florianópolis - SC
  • CEP: 88034-100
Logo
  • Fone: (48) 3334-1724 | 3334-6843
  • FAX: (48) 3334-2656
  • anaba@anaba.com.br
Quati