Logo

O que é a Pedagogia Waldorf

“A nossa mais elevada tarefa deve ser a de formar seres humanos livres que sejam capazes de, por si mesmos, encontrar propósito e direção para suas vidas.” Rudolf Steiner

 

A pedagogia Waldorf se embasa na concepção de ser humano e de mundo desenvolvida pelo filósofo austríaco Rudolf Steiner (1861-1925). Ela enfoca o ser humano como ente físico, anímico e espiritual e tem como objetivo desabrochar progressivamente as capacidades humanas presentes nesses três âmbitos.

Nas escolas Waldorf cultiva-se o querer (agir) por meio da atividade corpórea dos alunos em praticamente todas as aulas; o sentir é incentivado pelas abordagens artísticas específicas para cada idade, e isso acontece em todas as matérias; o pensar vai sendo cultivado paulatinamente desde a imaginação dos contos, lendas e mitos no início da escolaridade, até o pensar abstrato, rigorosamente científico, no Ensino Médio.

O fato de não se exigir nem incentivar o pensar abstrato muito cedo é uma das características marcantes da pedagogia Waldorf em relação a outros métodos de ensino. Assim, não é recomendado que a criança aprenda a ler antes dos sete anos, que é idade adequada para entrar no primeiro ano. Antes disso, só brincar e imitar os adultos, de forma lúdica e alegre.

Nos primeiros oito anos do Ensino Fundamental, os alunos são acompanhados pelo mesmo professor de classe, que lhes ensina as matérias centrais do currículo: Português, Matemática, História, Geografia e Ciências. Depois, nos quatro anos do Ensino Médio, têm um tutor de classe.

As melhores universidades dos Estados Unidos costumam aceitar com preferência os ex-alunos Waldorf, pois sabem que são jovens diferenciados, interessados, com capacidade de concentração e, principalmente, muita criatividade.

Imprimir Indicar
  • Rua Pastor William Richard Schisler Filho, 841
  • Itacorubi - Florianópolis - SC
  • CEP: 88034-100
Logo
  • Fone: (48) 3334-1724 | 3334-6843
  • FAX: (48) 3334-2656
  • anaba@anaba.com.br
Quati