Logo

Ensino Médio

"Vocês irão perceber, sobretudo, que o jovem após os 14 anos se torna mais sensível para a mentalidade e o caráter do professor. Mas, se nós não tivermos intenções egoístas e, sim, quisermos ser honestos com o jovem, então nós, educadores, lecionaremos justamente em direção a essa possibilidade de percepção. Assim, estaremos deixando que se aproxime justamente a situação de entrarmos em relacionamento livre com a juventude em desenvolvimento. Faremos com que o ser humano cresça se inserindo adequadamente no verdadeiro -- o qual, de certo modo, lhe foi entregue por um mundo espiritual como uma herança --, com que ele cresça unido com o belo de modo adequado, e que, nesse mundo da existência sensível, aprenda o bem que ele deve deixar gravado aqui."

Rudolf Steiner - GA 302 - Reconhecimento do Ser Humano e Realização do Ensino

 

O Ensino Médio de uma Escola Waldorf abrange os quatro últimos anos escolares, do 9° ao 12°, época em que surgem, no ser humano, as aptidões anímicas. As capacidades de desenvolver interesses individuais e gostos pessoais, os esforços por julgamentos autônomos em questões ligadas ao conhecimento tornam-se proeminentes na juventude.

Na civilização atual, em que os meios de comunicação em massa têm extrema influencia sobre o ser humano, como pode o indivíduo achar seu próprio estilo de vida, seu caminho individual pela existência?

É preciso ter um ensino que contribua para formar uma postura de vida que não seja cientificamente superficial, mas profunda. Nesse sentido, as ciências exercitam as faculdades de observar e de pensar, através das experiências do professor e dos ensaios dos alunos. O aprender exige, cada vez mais, aplicações dos alunos no trabalho, caderno de época, redações próprias e exposições orais. Além disso, no 11° e 12° anos são realizados trabalhos individuais meticulosos de livre opção, abrangendo diferentes áreas, como artes, ciências humanas, exatas e biológicas.

Até o 12° ano, o currículo de artes é extenso, englobando euritmia, música, pintura, desenho, modelagem, recitação, artesanato, disciplinas que atuam como um contrapeso em relação às exigências científicas. Com o estudo das artes feito de forma mais consciente, crescem as possibilidades de entender, de apreciar, de emitir julgamentos bem fundamentados e de desenvolver   seu próprio estilo de vida, independentemente da escolha da profissão.

No nível médio, o professor não tem mais uma autoridade óbvia; é importante que os alunos tenham respeito pelos conteúdos especializados e pela capacidade pedagógica do professor. E ele precisa estar preparado para prestar contas de tudo o que diz, seja no âmbito da matéria que ministra ou no âmbito humano. No fundo, a tarefa do ensino consiste em ajudar os alunos a superar simpatias e antipatias particulares e, por outro lado, tentar transmitir aos alunos um sentimento baseado no conhecimento do destino humano.

 

A Escola Anabá iniciou o Ensino Médio em 2016. Mais informações pelo e-mail anaba@anaba.com.br, pelos telefones 55 48 3334 1724 /3334 6843.

Imprimir Indicar
  • Rua Pastor William Richard Schisler Filho, 841
  • Itacorubi - Florianópolis - SC
  • CEP: 88034-100
Logo
  • Fone: (48) 3334-1724 | 3334-6843
  • FAX: (48) 3334-2656
  • anaba@anaba.com.br
Quati